Lester Weiss

Dia: 17 de abril a 20 de maio (10:30 as 18h)
(Abertura dia 17 as 19h)
Local: Como? Espaço Vegano (Rua José Martins, 585. Barão Geraldo)

Lester Weiss é fotografo e artista digital. Nasceu em Brooklyn, New York em 1955, formou-se na University of California at Berkeley, em Estudos Interdisciplinares, com ênfase em Cinema e Artes. Começou a fotografar no início dos anos oitenta e fez pós-graduação em Fotografia e Arte na San Francisco State University.

Em seus primeiros anos como fotógrafo , concentrou-se em projetos documentários, fotografando “momentos decisivos”, incluindo um trabalho sobre moradores de rua em San Francisco, um trabalho sobre sócios do Brighton Beach Baths and Racquetball Club (clube recreativo) em Brooklyn, New York, paisagems urbanas de Los Angeles, etc.

Após muitos anos de fotografia tradicional, fez a transição para a fotografia digital em 2003 e vivenciou um renascimento de produtividade e uma transformação de ênfase, resultando numa fotografia mais abstrata, como uma pintura, um tipo de visualização do realismo mágico ou do realismo poético.

O artista realizou muitas exposições, tanto solo quanto em grupo, a maioria delas nos Estados Unidos. Seus trabalhos tem sido expostos a convite em galerias online em sites de arte de vários países (Chile, Espanha, Itália e Estados Unidos). Suas fotos tem sido publicadas em livros, catálogos de fotografia, revistas, jornais e dvds.

Suas imagems dos anos recentes são como uma arqueologia do momento atual. Com suas explorações visuais, experimenta revelar momentos de beleza ou expressões e visões do extraordinário, a partir de materiais e artefatos aparentemente banais da vida diária (do ordinário). As imagens fazem uma reflexão da “natureza”, dos sentimentos e expressões da vida e do ambiente urbano. As imagens, no entanto, não são documentos simples de lugares específicos. Sua abordagem do material bruto da “realidade” é de recontextualização, com o objetivo de capturar um sentido interior ou imaginário do ambiente urbano.